O que é o Projeto Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores (Procad-CAPES, nº 137/2007)?

Objetivo do Projeto:
O projeto “Biopolítica, escola e resistência: infâncias para a formação de professores” pretende criar condições que possibilitem a consolidação de novos tópicos de pesquisa e de redes de cooperação acadêmica entre equipes que já realizam trabalhos em conjunto. Por um lado, visa-se a consolidação de alguns dos programas participantes, em particular através da criação de novas oportunidades de formação, tanto em nível de graduação, quanto, sobretudo, de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Por outro lado, almeja-se, com ele, contribuir para o campo dos fundamentos da educação no Brasil, através da consolidação de novas linhas de pesquisa interdisciplinar que atravessam a educação, a psicologia e a filosofia.

O Projeto tem três Linhas de Pesquisa:
a) Linha 1 (Subjetividade, Biopolítica e Resistência)
b) Linha 2 (Escola Filosofante)
c) Linha 3 (Infância e Educação da Infância).

Linha 1 (Subjetividade, Biopolítica e Resistência):
O problema central explorado por essa Linha de Pesquisa remete aos processos e políticas de subjetivação em curso nas sociedades contemporâneas, em suas implicações na e com a educação. A idéia é a de se problematizar tais processos e políticas sob duas faces, indissociáveis uma da outra:
a) os mecanismos e tecnologias envolvidos na normalização, regulamentação e controle das vidas dos indivíduos e coletividades (governamentalidade neoliberal, biopolítica, biopoderes);

b) os movimentos, as lutas e os processos de singularização, individuais e coletivos, que expressam diferentes formas de resistência a essas novas tecnologias e mecanismos de dominação e assujeitamento. Nesses termos, os temas que constituem objeto de pesquisa se encontram implicados, em diversos níveis (micro e macro), aos processos de inclusão-exclusão. Tendo em vista o presente projeto, cujo acento reside na formação do professor, a pergunta que deverá orientar os esforços dessa Linha de pesquisa, é: como os processos de inclusão-exclusão podem ser explorados por aqueles que se incumbem da formação de professores?

Linha 2 (Escola Filosofante):
A temática principal dessa linha é constituída pelas relações entre educação, conhecimento e filosofia, com particular atenção a dois aspectos diferenciados, ambos constitutivos da história da disciplina filosófica:
a) a fundamentação epistemológica dos saberes que perpassam a escola e a cultura escolar, bem como dos saberes sobre a escola;

b) as práticas de filosofia em diversos espaços culturais (filosofia com crianças, filosofia na escola; filosofia na cidade; filosofia clínica, café filosófico, etc.); a pergunta que problematiza essa temática é: quais são as condições para uma formação filosófica do professor que propicie práticas escolares de liberdade?

Linha 3 (Infância e Educação da Infância):
O conceito central que dá sentido a esta linha é o de infância, tanto como etapa do desenvolvimento humano, quanto como possibilidade ou dimensão da experiência; interessa particularmente a educação da infância mas também a infância da educação; isto significa, o estudo dos espaços de educação infantil e as relações neles afirmadas entre cuidar, pensar e brincar; mas também uma nova relação de hospitalidade com a infância, que propicie uma nova, outra, educação; neste sentido, a linha interroga-se: como pensar práticas de formação que considerem os professores de educação infantil sujeitos acolhedores da novidade da infância e não controladores de sua alteridade?

Atividades desenvolvidas pelo Projeto:
- O projeto prevê diversas missões ao longo de quatro anos, distribuídas entre as quatro universidades nele envolvidas: UERJ, UFC, UnB e UNESP-Araraquara. Alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado realizam missões de estudo, e pesquisadores realizam missões de docência e pesquisa, incluindo estágios de pós-doutoramento;

- Como resultado do conjunto destas missões, esperamos alguns impactos: por um lado, efeitos nas práticas de ensino nas diferentes etapas da escolarização (Educação Infantil, primeiro segmento do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos) e, ainda, na participação dos pais e da comunidade escolar, sobre a qual diversos projetos das equipes já trabalham;

- Por outro, o desenvolvimento de uma reflexão teórico-metodológica sobre os processos de sala de aula, escolares e da formação das comunidades escolares com a participação de professores, crianças, pessoal administrativo, equipes e famílias, sobre a formação docente continuada. Os resultados poderão reverter, ainda, em melhoria da formação de professores das universidades envolvidas pela compreensão que a execução do projeto dará sobre a formação filosófica do professor.

Publicações previstas:
- Organização conjunta de um número da Em Aberto/INEP (Brasília, DF) e de um dossiê em periódico com avaliação não menor a Nacional “A”;

- Organização de um número especial da revista Childhood & Philosophy http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/childhood/index ;

- Organização de três de volumes coletivos sobre cada uma das linhas de trabalho deste projeto direcionadas para a formação docente;

- Publicação de pelo menos treze artigos conjuntos em periódicos científicos ligados à temática do projeto;

- Publicação de diversos trabalhos em revistas de divulgação;

- Elaboração e publicação de materiais para trabalho docente nos seminários e cursos das equipes.

URL do Projeto:
http://www.filoeduc.org/capesprocad/